Open top menu
terça-feira, 17 de setembro de 2013

Criando um ponto de restauração 
Estamos na era da informação rápida e, atualmente, é quase impossível imaginar como seria o mundo sem a internet. Isso se deve, em partes, à popularização dos computadores pessoais, o que fez com que a rede se tornasse uma das principais fontes para encontrar notícias e realizar a comunicação.
Por isso, é difícil encontrar alguém que não a utilize com bastante frequência, especialmente como um meio de obter informações rápidas. O problema é que a cada dia surgem novas ameaças virtuais, como roubo de dados, vírus, malwares, entre outros riscos. Por isso, o ideal é que você tenha sempre o computador protegido.
Um dos programas que pode ser utilizado para essa tarefa é a solução da própria Microsoft, o Windows Defender. Porém, um aspecto ruim de utilizá-lo é que o aplicativo, como um padrão, não cria um ponto de restauração antes de remover arquivos suspeitos, algo que pode causar problemas para o computador caso se trate de um erro da aplicação.
Porém, isso pode ser resolvido facilmente efetuando algumas configurações simples no próprio aplicativo. Para saber como fazê-lo, basta acompanhar o tutorial abaixo.

Fazendo as configurações

Primeiro, abra o aplicativo, função que pode ser efetuada a partir da tela inicial, digitando "Windows defender" (sem as aspas). Em seguida, na lista de resultados exibida, clique no item correspondente ao programa.
Localizando o programa
Feito isso, a tela principal do aplicativo é aberta no computador e, nela, comece entrando no menu de  "Configurações".
Acessando as configurações
Então, clique na alternativa "Avançado". Agora, tudo o que você precisa fazer é marcar a opção "Criar um ponto de restauração do sistema".
Criando o ponto de restauração

No Windows 7

Caso você esteja utilizando o Windows 7, e utilize o Microsoft Security Essentials, o processo é o mesmo explicado acima para a tarefa. No entanto, se você usa o Windows Defender nessa versão do SO, o procedimento é um pouco diferente. Primeiro, para abrir o programa, clique no Botão do Windows e, na Barra de execução, digite "Windows defender" (sem as aspas).
Em seguida, nos resultados exibidos, basta clicar na entrada correspondente ao aplicativo.
Localizando o aplicativo
Feito isso, acesse o menu de "Ferramentas" e clique na alternativa "Opções".
Acessando as configurações do programa
Então, tudo o que você precisa fazer é marcar a alternativa "Criar ponto de restauração". Não se esqueça de clicar em "Salvar" para que as suas alterações sejam armazenadas pelo aplicativo.
Criando o ponto
Prontinho! A partir de agora o Windows Defender vai criar um ponto de restauração no seu computador sempre que ele for excluir algum arquivo ou enviá-lo para a quarentena. Assim, fica mais fácil fazer uma recuperação do sistema caso algo não saia conforme o esperado.


Marcador

0 comentários